29 novembro 2009

Rostocker

Olá a todos. Como eu já falei em outros posts, comecei um mestrado a distância que está consumindo quase todo o meu tempo livre. A Universidade onde estou estudando localiza-se na cidade de Rostock, no norte do país, nas costas do Atlântico, na regiao da antiga Alemanha Oriental.
Rostock é uma cidade portuária, com uma realidade e uma história totalmente diferentes de Munique mas que nao deixa de ser Alemanha, isto é, a cerveja também faz parte da cena local. Para a minha sorte, bem em frente ao hostel onde eu fico hospedado quando tenho que ir a Rostock, encontra-se a cervejaria da cidade, a Hanseatische Brauerei Rostock (www.rostocker.de), fundada em 1878.
A cerveja mais consumida no norte da Alemanha é a Pilsen mas a Rostocker, como é mais conhecida, produz também cervejas tipo Export, Bock Hell e Bock Dunkle. Quando estive lá na semana passada experimentei todas, claro. Sao todas muito boas mas como eu já disse sobre outras cervejas, elas nao têm a intensidade e o corpo das cervejas bávaras, mas existe sempre algo especial quando se consome uma cerveja produzida na regiao onde se está. Algo a ser levado em conta também é o fato de Rostock ser uma cidade portuária, quer dizer, os pratos a base de peixe sao bem tradicionais e sao uma ótima combinacao com uma pilsen. Estando em Rostock tome uma Rostocker.


Fachada da cervejaria.

No restaurante da cervejaria. Peixe defumado, camarao, batatas sotê e o que restou de uma Bock Hell.

Com uma pilsen.

Todas as cervejas sao tiradas fresquinhas do barril.

2 comentários:

Zé Raimundo Padilha disse...

Comida boa com cerveja boa.
Tem coisa melhor que isso???

Dá uma olhada no meu blog - Almoçário:
www.almocario.blogspot.com

Tem um monte de comidas e cervejas especiais.

Abs!

CroniX disse...

Poxa! Muito legal! Eu tenho saudades da Alemanha! Muito bacana! Aproveita por aí mantenha-nos informado!
Abcs
Fulvio