29 abril 2016

Speise - Priming com mosto

Olá pessoal, é sempre um prazer quando leio alguém falando de um assunto, com um link, e quando clico no link, sou levado a um blog de um grande amigo, no qual já li várias vezes no passado, onde busquei ensinamento e inspiração, e sempre gosto de voltar e reler.

Nestes dias alguém postou no What´s algo sobre Priming com mosto, Speise, e um link para a matéria do blog do meu amigo Ricardo Rosa, a quem tenho como mestre e um de meus ídolos no mundo da cerveja, a quem respeito e admiro demais, não só pelas excelentes matérias, excelentes cervejas, mas acima de tudo pelo caráter supremo.

Não vou re-escrever as palavras do Ricardo, deixo o convite a todos para visitarem o post dele.

Apenas vou chamar o interesse de você cervejeiro para uma técnica que eu acho bem interessante, explicada de forma simples, didática e altamente técnica, em detalhes pelo Ricardo...:

- SPEISE (ele explica o significado da palavra no post dele) é uma técnica que sugere a nós cervejeiros usarmos o próprio mosto como priming no lugar do açúcar, normal ou invertido, que fazemos comumente.

Você pode fazer um mosto específico ou pode usar o mosto da própria produção da cerveja que irá envasar; este mosto pode inclusive ser congelado ou resfriado até o dia do envase.

O mais interessante nesta técnica é que você proverá para as leveduras um alimento completo em nutrientes para que ela produza gás carbônico na sua cerveja sem produzir algo além da sua fórmula.

Seria isso muito preciosismo ? Não é mais fácil usar somente o açúcar mesmo pois já sabemos as quantidades necessárias (ou não ! rssss....)

Leia (vale muito a pena), e tome suas conclusões:
http://conscerva.blogspot.com.br/2016/04/curso-sobre-cerveja-e-producao-de.html

Abraços e boas cervejas.
Edwar

Nenhum comentário: