28 março 2010

Post (muito) atrasado: Cerveja Eslovaca

Olá a todos. No mês passado a Stephy, minha esposa, foi visitar uma amiga em Viena, na Áustria, durante um fim-de-semana e um dos passeios que elas fizeram foi a Bratislava, capital da Eslováquia, que fica uma hora de trem de Viena. De presente a Stephy me trouxe duas cervejas de lá, uma se chama Urpiner Exclusive e a outra se chama Starobrno, todas têm o nome das respectivas cervejarias.

A Starobrno (www.starobrno.cz), pelo que eu pude perceber, é distribuída pela Heineken da Eslováquia mas pela termicacao do endereco na internet é uma cerveja Tcheca, pela minha pouca experiência, trata-se de uma pilsen, com 4% de graduacao alcóolica. Mas foi só pois o site da empresa oferece informacoes só em tcheco e/ou eslovaco e aí nao dá. Um fato interessante é que a Starobrno vem em uma garrafa de plástico verde de um litro e meio, onde se alegam algumas vantagens como ser mais difícil de quebrar, leveza e facilidade no transporte, além da tampa ser de rosca, como em um refrigerante comum (só descobri tudo isso porque vem uns emblemas na embalagem). O sabor é de uma pilsen comum, nada de muito extraordinário. É abrir e tomar (como eu fiz com o Adi, meu cunhado) pois fica logo quente. Mas valeu a experiência.

Já no caso da Urpiner Exclusive (www.urpiner.eu) deu pra levantar mais informacoes porque o site pode ser lido também em inglês. Trata-se de uma cervejaria eslovaca com mais de 500 anos de tradicao e produz outros tipos de cerveja também, como Draught Pale Lager, Pale Lager, Draught Dark Lager, Lager sem álcool e, no caso da que eu experimentei, uma Exclusive Pale Lager. Nao é o meu estilo preferido mas é uma cerveja refrescante e de sabor bem marcante, intenso. Valeu a experiência também.

Prost.

Degustando a Starobrno com o meu cunhado Adi

Um comentário:

Gilberto disse...

Marcelo, vida chata essa sua hein!
Quando vem a terrinha para tomarmos umas?