22 novembro 2014

Carré de Cordeiro

Cervejeiro também gosta de comer bem né ? Quem não gosta ?
Bom, a seguir vai uma receita simples e deliciosa para quem gosta de se aventurar na cozinha.
Não é receita de Chef, nem super sofisticada. É o minimo basico para você mesmo poder fazer e se deliciar !
Meu carré estava no freezer e então eu deixei o pacote uns 30 minutos na água para sair o gelo. Sem frescura de tirar no dia anterior, etc... É coisa simples e decisão de ultima hora.
Vamos lá, receita:
- 500g de carré....prar mim ! (só para mim!) Não sou fominha não. É suficiente. Nem mais e nem menos. Claro que vou comer somente ele, sem acompanhamento (ok, estou sozinho em casa, minha esposa e minha filha de 4 anos foram em festinha de amiguinha da escola). Se for fazer para mais pessoas pense em um acompanhamento ou maior quantidade (claro, rsss...).
- sal grosso (ou fino), pimenta, alecrim e azeite.
- um forninho eletrico ou do fogão.
- uma cerveja gelada, no ponto, no estilo leve, com personalidade, ... no sabor que "você" gosta.

Sirva a cerveja e dê um gole (golão).
Separe os temperos, tire o carre já descongelado do pacote e coloque-o na bandeja que vai ao forno:

 
Tempere inicialmente com azeite com um leve fio por toda a carne, sem exageros. Depois coloque pimenta, sal e alecrim. Tudo em quantidades balanceadas sem exagerar, pois a carne é delicada; mas pode cobrir a carne.

 
Suba as laterais entrelaçando os ossinhos. E tempere da mesma forma, com um fio de azeite, pimenta, sal e alecrim.

 
Leve ao forno, no meu caso foi um forninho eletrico, mas pode ser o forno do fogão. Eu liguei meu forninho no maximo, com os filetes de resistência acima e abaixo tinindo. Se for no forno, deixe em aprox. 200 graus (aqueça um pouco previamente enquanto tempera a carne).
 
Enquanto espera, abra uma cerveja e deguste-a assitindo a maravilhosa efeito sonoro do borbulhar e tilintar enquanto assa.... Ahh..um gole ! Saúde !

 
Depois de 30 minutos (mais ou menos, depende do seu forno e da temperatura interna e externa). Corte o primeiro gomo de ossinho e veja como está por dentro, no meu caso, foi um tiro na mosca, acertei em cheio. 30 minutos. (podia até ser um pouquinho menos, 20-25 minutos, para ficar rosa no centro):


E voilá, cerveja na caneca, carrés unitariamente cortados e empilhados, aroma tomando conta de toda a casa, absurdamente enlouquecedor...

 
Agora é pegar todos os "seus" 16 ossinhos, ligar no programa de tv favorito ou colocar um som de rock ou blues preferido.....e então....pegar o ossinho, levar a boca e  colocar toda a parte de carne na boca, cortando com os dentes próximo ao osso e mastigar a maravilhosa carne, no ponto, com sabores próprios deliciosos.  Puuutzzzz.... meu Deus !!!! nhommm...nhummm...
 
Se quiser e estiver empolgado pode fazer um molhinho de hortelã. Eu esqueci de comprar a hortelã e não tinha no quintal; então...foi sem.....mas ....... bom ...... foi..... sensacional..... Quero mais !!!!
E gastei apenas 35 minutos.
 
Prost !!
 
Ah, não harmonizei com nenhuma cerveja em especial (aaaaahhhhhh), eu já tinha um barril de premium lager, então, foi ela mesma; mas eu sugeriria uma Irish Red ou uma Pale Ale (não muito agressiva), para aproveitar o sabor incomparável do cordeiro !
Abraços.
Ed - Conscerva.

Um comentário:

OSO disse...

Com certeza sera minha proxima receita. O segredo é a cerveja que a gente vai tomando durante o preparo.