21 maio 2014

Métodos de Sparge (lavagem dos grãos do mash)



Métodos de Sparge (lavagem dos grãos do mash)
A primeira etapa na produção do mosto antes de leva-lo para fervura (e lupulagem) é composto de 2 passos: Mash + Lauter.
Mash é o período de cozimento do malte onde teremos a atividade das enzimas dos maltes, pela ação do calor controlado, onde a principal atividade é a sacarificação ou conversão do amido em açucares (fermentáveis e não fermentáveis).  (outras matérias falam em mais detalhes sobre este e outros passos do processo completo).
Lauter é o termo que engloba 3 passos = mashout + recirculação + sparge (lavagem).
Mashout = elevar a temperatura ao máximo possível antes de extrair taninos das cascas. Limite 77-78C. Isto serve para principalmente reduzir a viscosidade da mistura e também inativar enzimas. Mas no contexto desta matéria serve para facilitar a passagem do mosto pela cama de grãos, tornando o mosto menos viscoso e mais liquido.
Na recirculação tiramos mosto e recolocamos no topo para ir compactando a cama de grãos no fundo da panela para agir como filtro até não sair mais cascas ou pequeninos detritos dos grãos.
E no Sparge efetivamente “lavamos” as cascas da cama de grãos retirando todo o açúcar ainda presente nelas.
Existem alguns métodos para Sparge, entre eles podemos citar:
Fly Sparging = É o usado na indústria. É o mais comum entre os cervejeiros artesanais brasileiros. Resume-se em continuamente adicionar no topo da panela de mash, água quente na temperature de mashout, na mesma proporção que vai sendo drenada pela torneira no fundo da panela. Aqui existe uma preocupação de como a água deve entrar por sobre a cama de grãos de forma a não criar veios; ou seja, o melhor seria um spray de água por sobre a cama de grãos (como usado na indústria); ou o melhor que você possa fazer para distribuir a caída da água de forma suave e igual por toda a superfície (usando escumadeira, engenhocas com encanamentos, ou até mesmo a boa e velha pá da mistura).



No Sparge = neste método toda a água necessária para iniciar a fervura é colocada na panela da brasagem após o mashout; e então é drenada diretamente para a panela de fervura. Obviamente que neste método se retira menos açúcares “presos” nas cascas, pois não haverá uma lavagem, então a dica aqui é acrescentar um pouco mais de malte na brasagem para poder ter a eficiência desejada.

BIAB (Brew in a Bag) = É uma variação do “No Sparge”; porém aqui você precisa apenas de 1 panela que servirá tanto para o mash quanto para a fervura. Neste método o malte é colocado dentro de um saco e este saco então colocado na panela com o total de água necessário para a fervura + o que será “sugado” pelos grãos (quase sempre a quantidade de litro por quantidade de malte; ou seja, usou 3 kilos de malte, então 3 litros de água ficará retido no malte). Deixa o mash completar (conversão do amido) e então o saco de grão é simplesmente puxado e retirado da panela, sobrando apenas o mosto já pronto para ser fervido na mesma panela. (não esprema o saco de grãos, apenas puxe-o e deixe escorrer).

Batch Sparging = este é o método mais comum nos EUA. Neste método, normalmente é usado um cooler com torneira e bazooka. O malte é adicionado e então uma quantidade de água para cobrir os grãos é adicionada na temperatura de single mash. Fecha o cooler e aguarda o tempo de conversão (+/- 60 minutos). Esta água é então totalmente drenada. Uma nova leva de água quente já na temperatura de mashout (para reduzir a viscosidade da mistura) é adicionada e totalmente drenada. Repete-se este processo até atingir a quantidade de mosto necessário para a fervura (normalmente para 20 litros finais, o necessário será por volta de 26 litros para ter uma média de 5 litros evaporados e 1 litro deixado no fundo com o trub; mas isso depende do seu equipamento e seu método de produção).




4 comentários:

luis mazziero disse...

Qual o tecido que é usado para fazer o saco?

Edwar Fonseca disse...

Pode ser voal ou musselini (nao sei se eh assim q escreve). Abs. Edwar.

Unknown disse...

Boa noite,

Quero fazer a mosturação ja na panela de filtração, com fundo falso. Tenho algumas duvidas:

Farei rampa unica de 68 graus por 90 minutos.
Durante estes 90 minutos, devo fazer a recirculação permanente com auxilio de uma bombinha?

Unknown disse...

Pessoal, preciso de um exílio de alguem experiente na fabricação de cerveja artesanal.
Estou começando e como todo iníciante cometemos erros.
Fiz uma leva de 20 litros pelo metodo Biab, porem somente fiz a recirculação e esqueci de fazer a lavagem dos grãos. Total de cerveja... 14 litros e iniciei normalmente a fermentação.
Tem alguma coisa a ser feita para corrigir após a fermentação? Ou perdi esta leva de cerva...? Fiz tudo corretamente só nao fiz a lavagem dos graos.
Abraços espero a ajuda de vocês.