11 janeiro 2013

Cairu 21 - Uma experiência com Manjericão

 
No canteiro de flores tinha um pé de manjericão..... ao lado do pé de tomate cereja...
E ai, já viu né..... veio a maravilhosa idéia.... "Vamos colocar manjericão na cerveja ?" (rsss...)
Idéia aceita.
Depois da cerveja feita, uma pretenção de "Belgian IPA", levemente calibrada, usando xarope belga de beterraba.
Deixamos fermentar e então.... na maturação....
Mas porque só na maturação ? Não sei, decidimos assim; mas poderia ser antes talvez...lá na fervura...Mas queriamos também um pouco do "aroma" com uma espécie de dry-hopping. (!)
Mas quanto colocar de manjericão ?
Boa pergunta.
Pegamos algumas folhas, e um pouquinho mais e ...só mais uma vai....
Pesamos.... e deu 6 gramas.
Colomos as folhas em um hop-bag, fervemos por 5 minutos para esterelizar (pórem, aqui, não sei se o sabor e aroma foram perdidos..!!? pois não aproveitamos o chá produzido).... e então o saquinho com as folhas esterelizadas foi mergulhado na cerveja no inicio da maturação.
Bom, resultado final: não deu para perceber o nosso amiguinho manjericão. :-((
A quantidade talvez tenha que ser bem maior ou talvez levar o chá junto, ou também incluir na fervura. (!?)
Mas em compensação a cerveja ficou fantástica, uma das melhores até então.
O Brudzinski diz que conseguiu notar a presença do manjericão depois de uns 2 meses que a cerveja ficou na geladeira....mas...há controvérsias....hehehe...
O fato é que além de majericão, também não tinha muito de Belgian, pelo fato de a levedura usada não ser tão aromatica em seu resultado. E porque não usamos uma levedura de acordo ? Bom, por alguns fatores que agora....não me lembro....talvez eu tenha bebido muito no dia da brassagem. (rssss...) Mas como IPA ela ficou excelente !
Abraços.

2 comentários:

Unknown disse...

Boa noite, estou com um problema e preciso de ajuda. A minha cerveja fermentou só por um dia intensamente. Mas parou, que deve fazer? Obg

Edwar Ed (conscerva) disse...

Oi José, tentei responder para seu email mas não consegui. Bom vai aqui mesmo. Se fermentou por um dia intensamente, não se preocupe, pois muito provavelmente ela não parou de fermentar, mas apenas reduziu a intensidade. Se houve grande intensidade no inicio é porque as nossas amigas leveduras trabalharam bastante e comeram muito do açucar presente e com isso houve a consequente redução de alimento e com isso a consequente redução de intensidade na comilança. Em todo caso, verifique se não entupiu o airlock, devido a intensidade da fermentação as vezes pode subir um pouco de espuma, ou também vale a pena verificar se o fermentador está bem fechado. O interessante seria coletar uma amostra e verificar a densidade para garantir que a fermentação de fato ocorreu. Em 3 dias as leveduras praticamente já fizeram seu trabalho principal, e nos demais dias são o termino do trabalho e consumo de diacetil que sempre é gerado. Siga a sua receita e vai dar tudo certo. Tenha fé ! Abraços e boa cerveja ! Um brinde.