26 dezembro 2012
Witbier - Blanche - Belgian Wheat Beer
Então, depois de vários dias vou postar alguma coisa para não perder a prática.rs
Mas não por falta de assunto, para se ter uma ideia desde última postagem até esta, a CONSCERVA já fez várias coisas, entre elas, uma nova cerveja (aguardem), degustação de cervejas artesanais paranaenses (Stouts e Portes), harmonizações, e eu além de participar disso tudo, também provei minha primeira Mild Ale (Bodebrown) um estilo esquecido. Falando em estilos esquecidos (ou quase), acabei de provar uma WITBIER, cerveja belga de trigo que tem uma história interessante;
- As cervejas de trigo belgas foram muito populares na Europa no século XVII, mas sumiram no final da Segunda Guerra Mundial.
A cidade de Hoegaarden, na região da Flandres (Bélgica), famosa por suas cervejas de trigo, teve sua última cervejaria fechada em 1995.
Mas em 1996, um leiteiro da cidade, chamado Pierre Celis, resolveu fabricar sua própria cerveja usando uma velha receita guardada na memória. Desse dia em diante, ela tornou-se uma lenda entre as cervejas, sendo muito procurada como bebida refrescante.
As Witbier são muito diferentes das cervejas de trigo alemãs. Geralmente usam trigos não maltado e são temperadas com semente de coentro e/ou casca de laraha (fruta similar à laranja, típica da ilha de Curaçao). Se engarrafadas, são vendidas como cervejas para acompanhar sobremesa. As similares alemãs usam trigo maltado, mas sem adjunto. Em geral são muito claras, mas turvas, por não serem filtradas.
Seu aroma e sabor são agradavelmente cítricos e secos. (Larousse da Cerveja - Ronaldo Morado).
Calor, muito calor, dia de Natal o Santa Klaus me presenteou com um kit, com duas Hoegaarden e copo, aliás, já fazia algum tempo que não encontrava esta cerveja nos mercados, agora parece o fornecimento está mais estável e a aceitação é grande entre os antigos e novos consumidores de cervejas "diferenciadas". Poderei comprar com mais frequência.
Uma cerveja para dias quentes com deliciosa refrescância e drinkability.
Pode ser servida bem gelada e inclusive com o copo gelado. Para servir o processo é o mesmo da Weissbier, com aquela rodadinha no final da garrafa para aproveitas todo o seu sabor peculiar devido aos "temperos"usados, cítrico e seco, é uma ótima pedida para nosso verão, principalmente se servida em seu próprio copo, pesado devido as suas grossas paredes de vidro (na minha opinião uma coisa meio Viking - show).
Algumas cervejas neste estilo fáceis de encontrar nos mercados, por exemplo:
http://www.latrappe.nl/content.asp?m=M7&s=P20&l=EN
http://www.estrelladamminedit.com/en/ (uma das melhores que já provei)
http://www.bodebrown.com.br/produtos.php (provamos no dia que fizemos a BelaSantiba - excelente)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário