18 outubro 2009

Oktoberefst 2009 (direto da Alemanha)

(por Marcelo Amodio, correspondente Conscerva direto da Alemanha)

Olá, desculpem-me a demora mas acabei de comecar um mestrado e a coisa embolou no meio de campo.

Bom, como já é de conhecimento de todos este foi um mês especial aqui em Munique, mês do Oktoberfet, o evento mais aguardado do ano. Guardada as devidas proporcoes e propósito das festas, pra mim é como o carnaval em Salvador: todos esperam por ele o ano todo, a cidade muda e vive quase só em funcao da festa e turistas do mundo inteiro vem participar. Por onde se anda vêm-se pessoas vestidas com os trajes típicos bavareses, os homens com a bermuda de couro e as mulheres com os Dirndl, o vestido característico.

É interessante a comparacao com o carnaval de Salvador. Muitas empresas reservam mesas para seus funcionários, clientes e fornecedores, assim como os camarotes na capital baiana. No escritório onde eu trabalho por exemplo, muitos colegas receberam convites de clientes. A diferenca é que o carnaval é na cidade toda e aqui em um parque específico.

Detalhe: apesar de se chamar Oktoberfest a maior parte do evento se realiza em setembro para aproveitar o bom tempo. Outra curiosidade, só as cervejarias de Munique podem vender cerveja no evento, no caso a Augustiner, Paulaner, Löwenbräu, Spaten, Hobräuhaus e Hacker-Pschoor. Também nao sao servidas Wessbier e cervejar escuras, só as cervejas produzidas especialmete para o evento, chamadas de Oktoberfestbier, que tem um teor alcoólico mais elevado que as normais e eu acho também mais encorpada.

Minha primeira experiência na Oktoberfest foi já no meu primeiro ano aqui, em 2005 e desde entao faco questao de ir em todos, nem que seja uma vez só, como foi esse ano. Seguem algumas fotos das festas anteriores e a deste ano também. Abracos.



2009, último dia da festa no pavilhao da Paulaner, só alegria mas já com clima de despedida. Beleza, ano que vem tem mais.


2009, no pavilhao da Paulaner, com nossos amigos argentinos Silvana e Emílio. Paulaner Oktoberfestbier fresquinha do barril é tudo de bom.


2008, com o Peter e a Franziska, colegas de trabalho no pavilhao da Hacker-Pschorr. Só alegria e boa cerveja.


No último dia de festa em 2008, do lado de fora porque todos os pavilhoes estavam lotados. Aqui eu estou junto da duas alemas que eu mais amo na vida.


2007, já com a Stephy, entao minha namorada e o Tiago. Esse foi o meu primeiro Oktoberfest com roupa típica. A cara também é típica de quem já nao está na primeira caneca. Augustiner Oktoberfestbier sempre.


2006, com o Klaus, meu sogro, no pavilhao da Augustiner. Chegamos às duas da tarde, fomos embora às.......


Oktoberfest 2006, com a pessoa mais importante do pavilhao, a tiazinha da cerveja. Sem ela nao tem festa. Sempre Augustiner.


No último dia do Oktoberfest de 2005 com o meu grande amigo Tiago. Tempo ruim nao é descupa para nao tomar uma boa cerveja.


Meu primeiro Oktoberfest, em 2005. Com medo de faltar cerveja já pedia duas de uma vez. Quem nunca comeu melado quando come se lambusa. Essas eram da Augustiner.

Nenhum comentário: