28 março 2010

Post (muito) Atrasado: Seminário

Olá a todos. No último natal eu ganhei de presente da minha esposa um seminário sobre fabricacao de cerveja, que foi realizado em uma pequena cervejaria em uma cidade próxima de Munique chamada Oberaching. A cervejaria se chama Stadlbräu Oberaching (www.bayerische-brauhaus-consulting.de) e é bem nova para os padroes alemaes, foi fundada em 2004 pelo mestre cervejeiro Robert Prinz.

La é bem pequeno, como vocês poderao ver nas fotos, e sao produzidas somentes as cervejas tipo Helles, Dunkles Helles e Weißbier. Detalhe, a tipo Helles nao é filtrada, ficando aquela coloracao turva típica das chamadas Keller Bier (Keller = porao). Além dos cursos, também sao vendidos equipamentos para a fabricacao de cerveja, um verdadeiro sonho para nós apreciadores do pao líquido.

Um deles é para a fabricacao de 20 a 50 litros de cerveja por vez e custam 1.603, 01 e 2.543,43 Euros respectivamente. Basta adicionar a matéria-prima, programar o tipo de cerveja desejada e o equipamento faz tudo sozinho, ao mestre cervejeiro cabe somente a escolha dos ingredientes. Tempo de cozimento, pausa, temperatura entre outros é tudo automatizado. Detalhe, na Alemanha é permitido fabricar até 200 litros de cerveja por ano para consumo próprio sem ter que pagar impostos.

Um outro equipamento, mais profissional, custa mais de 8.000, 00 Euros mas é também um sonho. Tanto o tanque de fabricacao quanto o de maturacao sao de cobre e ele tem um estilo todo antigo, muito bonito. Mas só o estilo pois o equipamento é super moderno.

Certamente, para estes tipos de equipamento, existe a necessidade de um lugar apropriado, com ligacao de água, água servida e eletricidade, piso de azulejo para facilitar a limpeza, etc. A assepsia dos equipamentos também é um fator importantíssimo. Durante o curso o equipamento parou de funcionar porque uma das tubulacoes estava obstruída. No Brasil, o banheiro de empregada, depois de algumas adaptacoes poderia ser um lugar perfeito.

Nao entrando muito no mérito da fabricacao da cerveja, porque eu já percebi que neste Blog existem pessoas com muito mais experiência e conhecimento técnico do que eu, gostaria de entrar no assunto „Equipamento“

Comentando sobre o curso com algumas pessoas, ouvi algumas dizerem: - Bom, Marcelo, se o equipamento faz tudo sozinho, entao nao existe a necessidade de um bom mestre cervejeiro, pega-se uma receita pronta, adicionam-se os igredientes na máquina, seguem-se as instrucoes do manual e pronto. Eu nao concordo.

É claro que aquela visao do cervejeiro caseiro produzindo a sua própra cerveja na cozinha de casa, na garagem ou no porao, usando uma panela comum, um fogao e uma colher-de-pau dá um ar mais autêntico a cerveja artesanal. Mas levando em conta a minha (pequena) experiência como barista posso afirmar o seguinte: „- Nada substitui a mao humana“. Eu trabalhei como barista em um Café aqui em Munique que possui um super equipamento (moedor e máquina de café), um dos melhores cafés do mundo (Illy) e mesmo assim vi muita gente tirando café ruim.

Voltando ao curso, que durou o dia inteiro, foram apresentados os ingredientes e a forma de preparacao dos mesmos, o método de fabricacao em si, no caso um Dunkle Bier, muitos fatos interessantes sobre a cerveja, desde a história até os efeitos benéficos a saúde e muitas curiosidades. Tudo sempre regado a muita cerveja. Peguntado porque eles nao filtravam a Helles, um dos mestres cervejeiros me respondeu o seguinte: „- O que é bom na cerveja deve permanecer“. Diga-se de passagem esta foi até agora a melhor Kellerbier que eu já tomei desde que estou na Alemanha, virei fa. Estou combinando com um amigo de fazer uma pequena viagem a regiao de Nurenberg, na Francônia (norte da Baviera), regiao famosa pelas Kellerbiers e fazer um roteiro de cevejarias. Com certeza isso vai render um Post bem legal.

Curso terminado, fomos primeiro cuidar da limpeza de todo o equipamento e da cervejaria (somente as instalacoes onde a cerveja é fabricada), o que foi uma experiência bem interessante também, e depois ficamos tomando cerveja junto com o Braumeiter Prinz, que contou várias histórias do mundo cervejeiro e mostrou um ótimo conhecimento da cena cervejeira no Brasil.

Um ponto bem interessante que ele comentou foi a questao dos „Beers Somelliers“, o qual ele se mostrou bastante cético. Para ele, a cerveja que melhor combina com qualquer prato é aquela que mais agrada a quem vai comer. Ele, por exemplo, nao importa qual o tipo de comida, toma sempre Weißbier e diz que, pra ele, combina com tudo. Nao sei, estou ainda formando a minha opinia.

Bom, acho que já escrevi bastante, seguem algumas fotos. Prost!




Meu primeiro certificado do mundo cervejeiro

Transferindo a cerveja para o tanque de maturacao.

Ouro verde.

Curso regado a muita degustacao. Esta Helles nao filtrada é maravilhosa.

Brinquedinho um pouquinho maior.

Os graos já torrados para a fabricacao da dunkles Bier

Uma dessas eu queria em casa

Primeiros passos.

O tanque de fabricacao da cervejaria

O brinquedinho, um sonho.

Nenhum comentário: